Consultoria empresarial e o foco no core business.
- Félix Aragão Brahim
- 18 de abr. de 2018
- 3 min de leitura
A principal vantagem de trabalhar em conjunto com um consultor é que ele poderá trazer insights para otimizar os processos da sua cadeia de valor, permitindo que a empresa mantenha o foco apenas no core business.
Atenção, consultoria é diferente de terceirização. Fornecedores executam uma atividade, consultores fornecem inteligência e conhecimento para ajudar a organização a atingir seus objetivos.
Antes de contratar seu consultor, de fato, há algumas questões que você deve levar em consideração para garantir que o trabalho executado seja eficaz e produtivo.
A opção por um consultor interno pode apresentar vantagens práticas por ele estar, justamente, mais próximo do dia a dia da empresa, dos procedimentos internos ou dos atalhos organizacionais.
Em contrapartida, um consultor externo pode apresentar uma visão mais ampla sobre determinados pontos e trabalhar com mais imparcialidade, uma vez que não estará contaminado pelos vícios da própria empresa.
Hora de contratar um consultor
Agora, como saber que tipo de consultoria empresarial é a mais indicada para a sua empresa, e como fazer essa escolha, são outros quinhentos. Preparamos algumas para te ajudar a escolher um bom consultor:
• O cliente em primeiro lugar: esse consultor, para fazer um bom trabalho, precisa estar disposto a colocar o melhor interesse do cliente à frente dos seus próprios. Será papel dele, por exemplo, falar aquelas verdades que ninguém quer ouvir.
• Ter experiência: um bom consultor deve ter experiência com os desafios e oportunidades que você e sua empresa estão enfrentando. O grande diferencial de trazer um consultor para participar da resolução de algum desafio é a experiência na abordagem dos tipos de problemas que você enfrenta.
• Foco na resolução de problemas: ele precisa ter esse perfil, afinal, você está contratando um consultor para ajudá-lo a resolver os problemas, ou tirar vantagem das oportunidades.
• Saber se comunicar bem: a comunicação é fundamental. O seu consultor deve ter jogo de cintura e jeitinho para lidar com diferentes perfis e situações.
• Engajar sua equipe: Esse ponto é fundamental. Você tem que pensar que estará levando para dentro de casa um estranho, que estará sendo pago para palpitar, encontrar falhas e propor novas soluções. Então, atenção, as chances dessa nova presença se tornar um motivo de insatisfação para sua equipe é grande. Uma boa saída para a consultoria não se tornar mais um problema, e você precisar se preocupar gerindo crise de pessoas, é engajar sua equipe nesse processo. Garanta que eles entendam que a postura deles é fundamental para o sucesso do trabalho da consultoria, e que o projeto só alcançará bons resultados se ambas as partes colaborarem entre si.
• Aprender com seu consultor: Muitas vezes quando se conversa com um consultor, descobre-se que o seu trabalho consiste em levantar dados da empresa, analisar processos e/ou falar com consumidores. Ou seja, que o seu trabalho envolve aprender sobre a empresa. Ora, se ele está aprendendo sobre a sua empresa, então você precisa dar um jeito de aprender também. No artigo Who’s doing the learning, Steve Blank, que é professor e co-autor do livro Startup Owner’s Manual, destaca como é fundamental para qualquer empreendedor e CEO, mais do que esperar por um resultado, buscar aprender tudo o que puder com a consultoria.
• O melhor consultor que você pode ter é o seu consumidor: Co-criação, ou colaboração são as novas palavras de ordem. E há inúmeros exemplos de empresas que estão envolvendo consumidores na criação de novos produtos ou no desenvolvimento de suas novas campanhas. Neste vídeo, Bob Dorf, professor da Columbia University e co-autor do livro de Steve Blank, fala sobre a importância das empresas entenderem e ouvirem seus consumidores como se eles fossem seus verdadeiros consultores.
Bom, agora que você já está preparado para escolher uma consultoria empresarial, hora de colocar a mão na massa!

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